sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Tributo à ilustração em Gaia


Prestar tributo à ilustração e estimular a excelência nacional contemporânea é o objectivo do Prémio Stuart de Desenho de Imprensa El Corte Inglés/Casa da Imprensa, que culmina com a exposição dos trabalhos premiados, bem como alguns finalistas.
A mostra, inaugurada ontem, e que tem lugar, pela segunda vez, no El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia, integra 16 trabalhos finalistas, entre os quais os três vencedores. «Ponta do Iceberg», de Gonçalo Viana, recebeu o Grande Prémio, «Eles são mesmo muito diferentes», de Hélder Oliveira, foi destacado na Categoria Ilustração, enquanto «O Projecto», de Augusto Cid, triunfou na Categoria Tira Cómica.
Apesar de não ter recebido qualquer galardão pelo trabalho que realizou, Luís Silva, natural da Póvoa de Varzim, mostrou-se 'muito contente', por fazer parte da selecção final do Prémio Stuart.
Ilustrador de profissão, costuma fazer trabalhos para a Imprensa, mas também livros, como complemento de textos, dedicando-se nos últimos tempos ao desenho de caricaturas e retratos.
'Este tipo de iniciativas são importantes, pois as pessoas gostam disto. Até há alguns anos, Portugal tinha um registo demasiado fixo nesta área, mas surge agora uma nova geração com bastante qualidade. A caricatura e a ilustração estão mais na moda e ainda bem, permite uma maior diversidade e qualidade', aponta Luís Silva, acrescentando que 'há hoje mais espaço nas publicações para o desenho de ilustração'.
Luís Veloso, por seu turno, recebeu 'com alguma surpresa', a notícia de que fora um dos finalistas. 'Isso obriga-me a trabalhar melhor e cada vez mais', aponta o cartoonista, que colabora com o jornal regional «O Interior», da Guarda, há oito anos.
'Participar neste concurso e ser avaliado por um júri pode ser um indicador se o trabalho está a ser ou não bem realizado, sobretudo porque sou amador e faço disto um hóbi', revela.
A política é uma das áreas que Luís Veloso mais gosta de retratar, mas sublinha 'que Portugal é um País rico em assuntos para satirizar',
'Sou professor, e a área da educação também é engraçada, como a saúde e até o desporto, ainda mais nesta altura dos Jogos Olímpicos', conclui.

Sem comentários: