sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Bom Sucesso!...

O vereador das Actividades Económicas da Câmara Municipal do Porto, Manuel Sampaio Pimentel, assumiu como 'um risco pessoal', a decisão de abrir o Mercado do Bom Sucesso, com excepção para a zona da venda do peixe, no piso inferior.
'Decidi arriscar, pois está em causa da vida de 162 comerciantes. E faço-o mesmo sabendo que, de acordo com o último parágrafo da notificação que recebi da ASAE, ao não cumprir esta ordem, poderei estar a cometer um crime', aponta o camarista.
Sampaio Pimentel explica que, na base desta decisão da autarquia portuense, que contraria a inicialmente tomada na sexta-feira, estão as declarações do presidente da ASAE, António Nunes, que esclareceu que a determinação visa apenas o pescado e não a totalidade do mercado.
'A notificação que temos da ASAE ordena o encerramento do mercado. Essa é a única notificação formal que temos. Uma decisão que consideramos insensata, irrazoável e de grande insensibilidade, com a qual não concordamos, como já manifestamos', aponta o vereador, acrescentando: 'No entanto, o presidente da ASAE veio a público corrigir os próprios serviços que dirige e dizer que a notificação diz apenas respeito à suspensão da venda de peixe',
Mesmo não aceitando que 'as relações formais entre instituições sejam feitas através da comunicação social', e tendo, por isso, 'enviado um ofício à ASAE a pedir o esclarecimento da situação', – do qual ainda não tinha obtido qualquer resposta –, Sampaio Pimentel revelou: 'Não tenho nada de pessoa contra o senhor presidente da ASAE. Por isso, acreditando que as declarações do «número um» da instituição são boas e válidas e sabendo que da abertura ou encerramento do espaço depende a vida de 162 comerciantes, decidimos abrir o mercado, com excepção para a zona da venda de peixe',
Mesmo não confirmando que a Câmara Municipal vai levar a efeito as obras necessárias no piso inferior do mercado, onde funciona a venda de peixe, o vereador garante que espera 'anunciar brevemente a melhor solução para as peixeiras',
OPJ tentou obter uma reacção da ASAE quanto à abertura do mercado do Bom Sucesso, bem como a confirmação da recepção do ofício enviado por Sampaio Pimentel, mas sem sucesso.

Piso inferior precisa de obras

Os comerciantes do mercado do Bom Sucesso estão 'satisfeitos', com a decisão da Câmara Municipal do Porto de abrir o espaço, mas 'preocupados', com o que pode passar para a opinião pública. 'É preciso esclarecer que não é o pescado que está mau, mas sim que o espaço precisa de obras', aponta um dos representantes dos comerciantes do mercado, Armindo Cunha, acrescentando: 'O relatório da ASAE refere parte dos tectos, que têm fissuras, o mau estado das grelhas e os azulejos partidos, coisas que não são da responsabilidade dos ocupantes', Vendedor no Bolhão há 30 anos apela à 'solidariedade de todos os comerciantes para com as pessoas do peixe', hoje, na abertura do mercado: 'Estamos todos no mesmo «barco». É preciso encontrar uma solução para a venda do peixe e pode até ser na zona central do piso superior'.

Sem comentários: