sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Bibó Bolhão


PIC pede audiência ao ministro da Cultura

A proposta de Candidatura a Fundos Estruturais Europeus para a requalificação do Mercado do Bolhão vai ser apresentada no Ministério da Cultura. Esta é, pelo menos, a esperança da Plataforma de Intervenção Cívica (PIC) do Porto, que registou, naquele órgão governamental, um requerimento a solicitar uma reunião com o ministro José António Pinto Ribeiro.
'Confirmo que enviámos um requerimento ao Ministério da Cultura para podermos apresentar a nossa proposta', apontou o membro do conselho executivo da PIC, José Maria Silva, sendo esta, como explica, 'a segunda etapa da acção da Plataforma',
'Como não conseguimos uma audiência na Câmara Municipal do Porto, nem obtivemos qualquer resposta, dentro do prazo útil, ao requerimento que apresentámos para o efeito, seguimos agora para o Ministério da Cultura e, se for preciso, iremos até ao Parlamento Europeu', assegura José Maria Silva.
O representante da PIC confessa ainda 'não ter ficado surpreendido', com a falta de diálogo com a Câmara Municipal do Porto: 'É uma atitude que vem no seguimento da conferência de Imprensa do vereador Lino Ferreira, que disse que nunca solicitámos uma audiência com a autarquia, quando o fizemos em Março, altura em que fomos recebidos por Aguiar-Branco. Mas agora que enviámos o requerimento, algo que é obrigado a receber, continuámos sem ser recebidos',
José Maria Silva acredita que esta atitude da autarquia 'é uma estratégia política', mas está 'confiante', que a PIC vai ser recebida pelo ministro da Cultura, mesmo sabendo que aquele órgão não pode interferir na acção da Câmara.
'Pode apenas fazer alguma pressão no sentido que a autarquia candidate o Mercado do Bolhão aos fundos europeus e não opte pela demolição', conclui.

Sem comentários: