sexta-feira, 12 de setembro de 2008

SAAAANDIMMMMM

A população de Sandim não se conforma. A possível alteração ao trajecto previsto para a construção da A32 – que vai ligar S. João da Madeira aos Carvalhos – vai rasgar a freguesia a meio, destruirá as zonas da várzea e do vale do Rio Uíma e vai contra o Plano Director Municipal de Vila Nova de Gaia.
Convictos de que 'tem de prevalecer o interesse público', os moradores de Sandim enviaram um abaixo-assinado ao Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações para que esta questão seja tida em conta.
'O que sei é que desde Maio que o consórcio [Auto-Estradas do Douro Litoral] anda a fazer estudos para alterar o trajecto, que está aprovado há muito tempo', começa por explicar a primeira signatária do documento, Doroteia Santos.
Segundo a moradora de Sandim, a mudança do trajecto 'foi rejeitada liminarmente por todas as Câmaras Municipais por onde vai passar a auto-estrada, bem como pelo Instituto Nacional de Infra-estruturas Rodoviárias – ENIR, pelo que não se entende por que continua o consórcio a tentar alterar o traçado'.
'Tudo é posto em causa, o facto de a estrada passar muito perto das casas, a situação ambiental, e porque o consórcio quer optar pura e simplesmente pela situação mais barata. Mas o mais barato não quer dizer que seja o mais adequado', lembra Doroteia Santos.
Ainda que até agora 'não tenha tido resposta', por parte do Ministro das Obras Públicas, a signatária não está preocupada: 'A carta foi enviada apenas no final da semana passada. Há organizações públicas que já tomaram uma posição e a população acredita que isto não vai para a frente. Por isso fizemos o abaixo-assinado'.
Doroteia Santos garante que está a dar a cara pela população porque é uma das interessadas, não contanto, por isso, com qualquer apoio de outras entidades: 'Sou proprietária da Quinta do Engenho, que, a realizar-se o traçado alternativo, será rasgada a meio pela auto-estrada. Sou, por isso, uma das interessadas em que se cumpra o traçado original e já aprovado'.
A primeira signatária do abaixo-assinado termina garantido que 'a população de Sandim está disposta a tomar as medidas que forem precisas para que o trajecto alternativo não seja realizado'.

Resposta oficial

A Auto-Estradas do Douro Litoral, empresa detentora da concessão da nova auto-estrada A32, que vai ligar S. João da Madeira aos Carvalhos, nega que esteja decidido o trajecto definitivo. Fonte oficial da Auto-Estradas do Douro Litoral garantiu que 'estão a ser realizados vários estudos, bem como estão a ser avaliadas diferentes alternativas', para a A32, pelo que 'não há decisões efectivas para confirmar', Certo é que, recentemente, e colocada a hipótese de alteração do traçado da auto-estrada, que terá portagens, a contestação pode chegar a tribunal. Esta foi a posição tornada pública, em Junho, pelo vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, apoiando, deste modo, as críticas dos municípios do Entre Douro e Vouga, que rejeitaram também a introdução de mudanças no percurso aprovado há mais de um ano.

Sem comentários: